Como encontrar seu propósito de marca

05/07/2022

No texto anterior iniciamos o conteúdo sobre propósito. Nesta segunda parte, vamos falar mais sobre o tema para entender como encontrar a motivação para sua marca.


Existem milhões - ou até bilhões - de marcas por aí, competindo pela atenção do público. Algumas centenas apenas irão se engajar durante sua vida e só uma parte deles realmente serão fiéis. Marcas que se apegam a um propósito são poderosas porque representam algo maior. Nós, humanos, estamos sempre em busca de um significado e entregar isso através de um propósito de marca é um meio de gerar apelo.

O propósito deve nascer de alguma paixão e o exercício para encontrá-lo é muito maior do que responder um questionário que lhe dará a resposta pronta. Para algumas marcas, o propósito é reduzido à uma frase genérica que pode descrever qualquer outra empresa, mas deve ser algo maior que isso.

Se você quer que seu propósito signifique algo, é preciso encontrar aquela motivação maior que o impulsiona e o faz único. Isso não precisa ser nada complexo e difícil, pelo contrário, você só precisa encontrar aquilo que te inspira e leva sua empresa adiante.

Quando você encontrar essa motivação, verá que o esforço no trabalho será muito melhor recompensado. Como disse Elon Musk, fundador da Tesla: "Trabalhar muitas horas para uma empresa é difícil. Dedicar muitas horas a uma causa é fácil".


Abaixo, algumas ideias para ajudar a definir o seu propósito:


Primeiro, encontre sua ideologia.

Antes de responder ao "porquê" de sua marca existir, você precisa refletir sobre suas crenças e sobre quais lutas você deseja enfrentar. Você pode começar bastante abrangente para depois focar em um propósito único e, então, explorá-lo de diferentes formas.

Veja a Nike, por exemplo, uma marca de artigos esportivos que deseja inspirar seu público a lutar contra adversidades para atingir seus objetivos. Ao buscar esta ideologia, ela explorou diversos tópicos, incluindo feminismo, racismo e saúde.

Jim Stengel, CMO da P&G, elenca 5 principais tipos de propósito de marcas de grande performance. Você não precisa se encaixar em nenhuma dessas categorias, mas os exemplos podem lhe ajudar a encontrar um tema a ser perseguido:


  1. Impactar a sociedade: a Dove celebra a beleza de mulheres "normais".

  2. Evocar orgulho: marcas como BMW existem para levar o sentimento de luxo e conquista.

  3. Inspirar experiências: o Airbnb ajuda pessoas a se aventurarem em outras cidades e países.

  4. Permitir conexões: o Facebook oferece proximidade para pessoas com interesses em comum através de seus Grupos.

  5. Provocar felicidade: a Coca-Cola influencia em momentos de prazer e alegria do dia-a-dia.


Outro meio de inspiração é olhar para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Segundo, lembre-se de suas raízes.

Bons propósitos originam-se na motivação inicial para iniciar o negócio. Use sua história para se conectar. Por exemplo, o fundador da Unilever, William Heskith, começou a empresa com um sabonete que revolucionou a higiene na Inglaterra Vitoriana e então escreveu seu propósito:

"Fazer da limpeza um lugar comum; diminuir o trabalho para as mulheres; promover a saúde e contribuir para a atratividade pessoal, para que a vida seja mais prazerosa e gratificante para as pessoas que usam nossos produtos"

Hoje, a Unilever é uma empresa multibilionária que tem como propósito: "ajudar pessoas a aparentarem bem, sentirem-se bem e tirarem o melhor da vida".


Terceiro, busque suas forças.

Avalie os pontos que considera que você é bom (suas forças), suas paixões e o que o mundo precisa. A intersecção entre eles mostra qual pode ser o seu propósito. Este é um conceito antigo, já dito por Aristóteles:

"Na intersecção dos nossos talentos com as necessidades do mundo, aí está nosso propósito."

Então, responda:

  • No que você é bom?

  • Pelo que você é apaixonado?

  • Que diferença você pode fazer?

Por exemplo, o propósito do Red Bull é "revitalizar mente e coração". Eles são apaixonados pela ação dos esportes e são muito bons em criar conteúdo e experiências. O resultado é uma companhia que vai muito além de uma bebida energética que traz vida ao seu propósito de diversas outras formas.


Quarto, entenda seu contexto e ofereça valor.

É muito bonito falar que está buscando um mundo melhor para todos, mas isso pode ser um tanto vago.

As coisas que importam para sua marca, devem ser relevantes para seu público-alvo. Com isso em mente, considere o seu contexto social e as dores que atingem seus consumidores. Encontrar um propósito não é só se posicionar por algo, também é ser pertinente para as pessoas.

Considere o Nubank, uma marca que desafiou o status quo do setor bancário ao oferecer serviços de maneira descomplicada e com bom atendimento ao consumidor. Eles viram as maiores dores do público e abraçaram a causa de resolvê-las.

A Dove faz com que mulheres "normais" se sintam extraordinárias, mostrando-as que existem vários tipos de beleza. A Jeep não apenas produz carro, mas alimenta o instinto de aventura que nós temos.

Quinto, seja consistente.

Diferente da missão da empresa que pode mudar a cada alguns anos, o propósito não muda, ele só evolui. Por isso é importante ser consistente. É muito feio para uma marca se impor em um assunto e prometer algo para depois ser controverso.

O propósito da marca deve dar uma razão para a empresa existir e tudo nela deve corresponder a isso. Você não precisa mudar o mundo, mas precisa se ater ao que acredita. Deixe seu propósito te inspirar ao longo do seu crescimento.

Junto a isso, seja transparente. É preciso convencer o público do seu propósito ao agir de acordo com suas crenças. Veja o Google como exemplo, seu propósito é "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil" e ele faz isso muito bem.

Concluindo...

Acredite que é possível levar sua marca para outro patamar com um propósito claro e consistente. Você terá grandes resultados com isso e não será apenas de maior valor de marca, você fará bem ao mundo. Ao abraçar este conceito, terá um significado maior em seu trabalho e irá sentir-se mais realizado.

Espero que este texto ajude a acender esta faísca em empreendedores de forma a acelerar a mudança no mundo.

© MARIANA PAVÃO | Todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora